sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

C.A.T.L

C.A.T.L.
Centro de Atividades de Tempos Livres
Clube Porta Aberta

A Valência de C.A.T.L. encontra-se a funcionar na Sede da Instituição, sita na Rua Cerco do Porto, Bloco 33, Entrada 1069, Traseiras – 4300-117 Porto. A população que o C.A.T.L. pretende acolher são crianças a partir dos 6 anos de idade, na sua grande maioria com uma retaguarda familiar disfuncional, com grandes dificuldades económicas, sociais e culturais. Os principais problemas sociais destas crianças são o insucesso escolar bem como o absentismo e a falta de condições habitacionais. O Centro de Atividades de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar, atividades de lazer a crianças e jovens, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, práticas de atividades específicas e multiactividades, em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

Objetivos Pedagógicos

O intuito do C.A.T.L. é incrementar e desenvolver competências e capacidades na criança/jovem tendo em consideração o seu carácter multifacetado, fomentando interdisciplinaridade e a interculturalidade. Trata-se de um espaço que, para além da guarda das crianças (função de acolhimento), promove atividades de complemento curricular, estimulando componentes importantes no domínio da educação, diretamente orientadas para o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança ou jovem.

Apoios

Os apoios que nos chegam são apoios da: Segurança Social (apoio económico); Quotas dos Sócios; Comparticipações dos utentes que frequentam o C.A.T.L.; Autarquia (apoio económico e logístico). 

Capacidade e Horário

O C.A.T.L. tem capacidade para 40 utentes inscritos. Funciona de Segunda a Sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Condições de admissão

Para que uma criança/jovem seja admitida no C.A.T.L. deve estar dentro dos seguintes requisitos:
  • Estar isenta de doença infecto-contagiosa, tendo cumprido o programa de vacinação de acordo com a idade;
  • Ter sido promovida a inscrição dentro do prazo e em cumprimento das formalidades previstas no regulamento;
  • Poderão ser admitidas crianças com deficiência desde que, em função da natureza e grau da deficiência, o C.A.T.L. reúna condições para lhe prestar o devido apoio. Deve o encarregado de educação entregar no C.A.T.L. um relatório redigido pelo Médico, considerando a necessidade da criança.

Atividades/Projetos


Atelier de Dança - 2011 - 2012 - 2013

Entre as atividades desenvolvidas no C.A.T.L. podemos distinguir o Atelier de Dança que já existe há 3 anos. Através deste atelier as crianças podem juntar o gosto pela dança e movimento ao sentimento de pertença ao grupo e à melhoria da sua autoestima, no sentido em que são realçadas as suas capacidades físicas e desportivas e ainda as suas competências sociais e relacionais. O atelier começou por ser desenvolvido apenas em períodos de festas ou outro tipo de iniciativas, e progrediu para ensaios semanais atualmente. Este progresso deveu-se à necessidade de elevar o sucesso deste grupo e criar mais responsabilidade tal como permitir uma maior motivação e empenho numa dimensão em que as crianças participantes se sentem à vontade nas suas capacidades.

Sub - Projeto Saúde no Cerco - 2010 - 2011 - 2012 - 2013

Este sub-projeto teve início em 2010 e mantem-se na atualidade. O sub-projecto Saúde no Cerco foi pensado no sentido de responder às necessidades das nossas famílias e podermos munir as nossas crianças de informação cuidada acerca da dicotomia “Hábitos de vida saudáveis vs. Comportamentos de risco!”. Os objetivos deste sub-projecto passam por realizar um trabalho de prevenção ao nível da saúde, permitindo o acesso facilitado a rastreios de saúde, tal como o acesso a informação fundamentada por parte das instituições parceiras. Geralmente as iniciativas são pensadas de forma a serem usufruídas não só pelas crianças, mas também pelas suas famílias e pela população do Bairro do Cerco do Porto. Exemplos de algumas destas atividades foram os rastreios realizados a 18 de Maio de 2012, nas nossas instalações, ou as ações de sensibilização que realizamos ao longo do ano.

Sub - Projeto Ver para Cre(sce)r - 2011 - 2012 - 2013

O sub-projecto “Ver para Cre(sce)r” vem ao encontro do nosso desejo destas crianças terem um conhecimento mais alargado e consentido acerca do que a vida lhes pode proporcionar. Desta forma, este sub-projecto tem como objetivos a quebra de barreiras culturais e sociais, permitindo às crianças um acesso mais facilitado a novas experiências, dando-lhes a oportunidade de ver e interpretar outras realidades de forma individual e em grupo. As atividades que são desenvolvidas para podermos atingir estas metas, centram-se essencialmente na máxima “Se Maomé não vai até à montanha, vai a montanha até Maomé”, ou seja, procuramos levar as crianças ao encontro de pessoas, lugares ou acontecimentos que lhes permitam alargar os seus horizontes. A denominação “Ver para Cre(sce)r” detém as duas vertentes em que procuramos contribuir: ver para crer, ou seja, para que acreditem que há outros caminhos e alternativas e ver para crescer, pois só conhecendo outras realidades e outras dinâmicas, poderão progredir na vida e amadurecer, tomando decisões pensadas e refletidas.

Apoio ao estudo

No C.A.T.L. - Clube Porta Aberta, o apoio e acompanhamento nas tarefas escolares são um contributo essencial para a procura dos nossos serviços. No dia-a-dia do C.A.T.L. há um enorme esforço e dedicação para que as crianças tenham um bom nível de aproveitamento e sucesso escolar, de forma a evitar casos de abandono precoce ou absentismo escolar. A motivação para os estudos e para o melhoramento das notas escolares, está interligada diretamente com os resultados obtidos. Portanto, quanto mais as crianças estiverem envolvidas nas tarefas diárias e nas responsabilidades que advêm da frequência escolar, maior será o empenho e o interesse. No C.A.T.L., trabalhamos o sentido de responsabilização pelos seus trabalhos de casa e preparação para variados momentos de avaliação, dando apoio no esclarecimento de dúvidas ou dificuldades, e ainda promovendo as suas capacidades de aprendizagem e dedicação.


Carnaval - Festa Temática

No Carnaval de 2011, o C.A.T.L. pretendeu aliar as já comuns máscaras e fatos de carnaval à criatividade e à reciclagem organizando um desfile de máscaras elaboradas com materiais recicláveis. Desde sacos do lixo a cartão, passando pelos tecidos e cartolinas, os fatos foram pensados quer para os meninos como para as meninas: saias, top’s, coletes, gravatas e acessórios. Foi um processo cheio de surpresas e jovens criadores repletos de ideias e imaginação. Todos os anos o C.A.T.L. faz questão de criar juntamente com as crianças uma oferta para os pais nestes dias tão especiais. È mais uma forma de estreitarmos os laços de proximidade entre ambos e para além disso entre o C.A.T.L. e as famílias. Em 2012 a prenda do Dia do Pai foi um marcador para livros com mensagens escritas pelas crianças e a prenda do Dia da Mãe foi um porta-chaves feito em feltro com mensagens costuradas.


Dia da Família - Festa Temática

O Dia da Família é celebrado no C.A.T.L. com um convívio entre as crianças e os seus familiares, juntamente com as Colaboradoras. É um momento de confraternização, em que é realizada uma dinâmica que realce aspetos da vida diária das famílias e que possa ser partilhada umas com as outras. Em 2012 cada criança escolheu um elemento da sua família e construiu, com base em informações pedidas ao familiar, a sua “Estrada da Vida”, onde foram distinguidos os momentos mais marcantes da vida dessa pessoa. Foi muito interessante conhecer o percurso de vida das pessoas que participaram, tal como perceber o que cada criança sabia acerca da vida do familiar que tinha escolhido.

Dia Mundial da Criança - Festa Temática

Para comemorar o Dia da Criança, em 2012, aceitamos o convite da Junta de Freguesia de Campanhã, para uma atividade no Campo do Parque da Lavandeira em Gaia. Foi uma tarde passada entre atividades lúdicas, jogos tradicionais, jogos desportivos e outras animações. No fim, após pedirem alguns autógrafos às estrelas de futebol presentes – Vítor Baía, João Pinto e Domingos Paciência – ainda tiveram direito ao lanche e a umas ofertas.

Praia Sempre - 2011 - 2012 - 2013

Neste dia, em que a iniciativa “Praia Sempre - 2012” teve lugar, ficou confirmado que tudo é possível. Em apenas duas semanas conseguimos organizar e promover uma festa comunitária que nos possibilitou levar as nossas crianças à Praia e à Piscina pois são dois momentos que esperam ao longo de todo o ano. Contamos, com a solidariedade de todos os que sempre nos apoiam, como a Junta de Freguesia de Campanhã e a Padaria O Molete, com a disponibilidade de todas as colaboradoras da instituição, bem como a dos Voluntários da G.A.S.Porto, familiares e amigos das crianças do C.A.T.L. e sobretudo às crianças que nos proporcionaram um espetáculo inesquecível. Agradecemos também, a presença do Atelier de Dança do Clube Porta Aberta, do Grupo de Dança Flash Dancers e ainda a dupla de músicos Joka & Rubbi.

Colónia Balnear

Com a iniciativa “Praia Sempre” conseguimos alcançar o nosso objetivo de levar as nossas crianças à praia e á piscina. Foram três dias de praia e uma ida à piscina. A Colónia Balnear- 2012, teve como destino a Praia da Sãozinha em Vila Nova de Gaia e apesar de não termos apanhado um tempo muito bom, estas manhãs foram fabulosas, porque as crianças assim o ditaram, pois tudo serve para diversão, desde o futebol à dança.

Festa Final de Verão - 2012

Como forma de darmos as boas vindas às férias e de comemorarmos o Verão, realizamos em 2012 a nossa “Festa Final de Verão”. Numa primeira parte, realizamos os famosos jogos tradicionais que as crianças adoram, desde encher garrafas de água com colheres, a procurar rebuçados nos pratos com farinha. Depois do lanche, tivemos a atuação do nosso Atelier de Dança, e uma atuação especial das nossas meninas, as irmãs Bárbara e Sofia Sousa. Para o fim da festa, houve muita animação e música.

Dança e Sorri no Natal - 2010 - 2011 - 2012

A nossa Festa de Natal já é um costume no C.A.T.L., pois é mais um momento de união e convívio entre as colaboradoras, as crianças, seus familiares e amigos. Em 2012, decidimos comemorar de uma forma ainda mais especial com o intuito de angariar fundos para o nosso Atelier de Dança que muito se esforça e dedica tempo à modalidade. Desta forma, e contando mais uma vez com o apoio da Junta de Freguesia de Campanhã, a festa realizada a 21 de Dezembro de 2012 contou com a presença do Atelier de Dança Clube Porta Aberta tal como com o Atelier de Música e os grupos de dança Flash Dancers e Swag Crew. Para além disso houve várias surpresas de Natal, a vinda do Pai Natal e ainda um sorteio de um cabaz.

Acolhimento de Estagiários

O nosso C.A.T.L. – Centro de Atividades de Tempos Livres - Clube Porta Aberta é também uma opção para a realização de estágio curricular, com crianças. Acolhe anualmente cerca de 3 estagiários, de áreas de intervenção como: Animação Sociocultural, Educação Social, Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário e Técnico de Apoio Psicossocial. Nesta valência, os estágios curriculares são desenvolvidos a partir do conhecimento da instituição e suas variadas vertentes de intervenção, seguindo-se a observação e o apoio nas rotinas diárias e atividades planeadas, e por fim, alguma participação e iniciativa de dinâmicas que se considerem pertinentes em termos curriculares e de resposta às necessidades identificadas.

Voluntariado

O papel dos voluntários é muito importante em todas as sociedades. Através do voluntariado pode conhecer-se novas culturas e pessoas e é uma excelente forma de ganhar experiência para uma futura carreira profissional ou até mesmo realização pessoal. Neste sentido a CerPorto tem recebido voluntários do Grupo de Ação Social do Porto – G.A.S.Porto que trabalham de forma voluntária para Servir a quem mais precisa. Apresenta projetos em Portugal vocacionados para pessoas isoladas, sem-abrigo e em reintegração social e projetos internacionais com duração diferente de 2 meses. A G.A.S. Porto é uma ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Pela CerPorto passam anualmente cerca de 15 voluntários de diferentes áreas tais como: Educação, Engenharia, Economia, Ciências da Saúde, Direito entre outras. O Voluntariado tem sido desde sempre uma mais-valia da nossa instituição, pois, na perspectiva do C.A.T.L., enquanto agente formador de jovens adultos responsáveis e saudáveis, os Voluntários contribuem em muito com toda a sua experiência devida, quer pessoal, quer escolar e profissional, nesta formação, porque abrem novos horizontes, dão a conhecer novas realidades, transmitem valores e ainda acompanham o seu crescimento dando apoio mostrando-se companheiros. O companheirismo é o elemento funcional na relação entre os voluntários e as crianças, pois há um equilíbrio entre a dimensão de exigência com a de amizade, proximidade e diversão.

Ainda sobre o C.A.T.L.

As Atividades de Tempo Livre têm como principal objetivo, a integração pessoal da criança/jovem, a valorização do trabalho em grupo, recolha de saberes e histórias de vida das crianças. Primeiro a criança e as suas necessidades. Pretende assim proporcionar à criança/jovem, em colaboração com a família, a oportunidade de se desenvolver correta e harmoniosamente, dando resposta às necessidades básicas desse progresso. Por outro lado, pretendemos igualmente dar aos pais e encarregados de educação a alternativa de poderem deixar os seus filhos entregues a alguém que com eles colabore na sua educação, sabendo que os seus filhos/educandos são cuidados por pessoal credível e qualificado.     
A ideia foi criar um espaço repleto de atividades diversas onde as crianças possam experimentar e criar novas atividades e também, porque não, um lugar onde se possa descansar depois de um dia de escola! 
As crianças que frequentam o C.A.T.L. estão cobertas com seguro próprio, protocolado entre a Associação e uma seguradora. 
Ainda de referir que são de extrema importância os contactos entre os pais e encarregados de educação e as atividades desenvolvidas pelas crianças, bem como o seu envolvimento nas mesmas. Em ocasiões específicas, festivas ou outras, os pais e encarregados de educação participam e colaboram na preparação e execução das atividades desenvolvidas pela Instituição. A técnica responsável pelo C.A.T.L. está sempre disponível para receber os pais e/ou encarregados de educação, para tratar de qualquer assunto relacionado com o C.A.T.L. ou questões de funcionamento da instituição. São convocadas reuniões de Pais e Encarregados de Educação com a Direção da Instituição, sempre que qualquer das partes o achar necessário e justificável.

 O C.A.T.L. - Clube Porta Aberta, como carinhosamente é apelidado, é um lugar divertido onde a brincar se aprende!


Sem comentários:

Publicar um comentário